quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Projeto "Colônia Pagã"

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O IDEALIZADOR DO PROJETO "COLÔNIA PAGÃ"
O Jornal "O Bruxo" conseguiu uma entrevista exclusiva com Kaio Cristian Agustini Ferreira, que é idealizador do projeto "Colônia Pagã", uma espécie de Comunidade Pagã que pode ser implantada no Brasil. Confira mais detalhes na entrevista a seguir!
)(PERFIL DO ENTREVISTADO)(
-Nome: Kaio Cristian Agustini Ferreira.
-Vertente Pagã: Espiritualidade "Fino-Úgrica" reconstruída (Adepto do neo-paganismo há cerca de 8 anos).
-Cidade natal: Araçatuba (SP).
#Legenda:

J.O.B= Jornal “O Bruxo”.
K= Kaio

J.O.B: Explique um pouco sobre o que seria basicamente o Projeto “Colônia Pagã". Como surgiu a idéia de fazer uma "Colônia Pagã". O que te inspirou?
K: O Projeto Colônia Pagã é uma articulação de adeptos do (neo-) paganismo que, por motivos espirituais e/ou não, buscam viver de uma forma paralela ao modelo de vida moderna, urbanizada. Para tanto intentamos montar uma comunidade pautada no compromisso mútuo, na sustentabilidade e no acordo entre todos. Todos os assuntos são debatidos entre os interessados, os quais passam por uma breve seleção, e procura-se um acordo. A inspiração para o projeto veio de outras comunidades planejadas de que tive notícia dentro e fora do Brasil.
J.O.B: Essas comunidades das quais você falou, também são “comunidades pagãs”?
K: Não especificamente. Há, inclusive, modelos abertamente cristãos.
J.O.B: Mas, no mundo ou no Brasil há alguma comunidade "pagã" já formada com toda a “estrutura” de uma colônia?
K: Não tenho conhecimento de nenhuma “colônia” ou “eco vila” declaradamente (neo-) pagã. Conheço, entretanto, um projeto estadunidense para praticantes do "asatrú".
J.O.B: Como você pretende "concretizar" este projeto? Já está sendo feito alguma coisa atualmente nesse sentido?
K: Tudo está em discussão. Entendemos que nada de concreto pode ser feito enquanto não houver certos acordos firmes.
J.O.B: Pelo que pude perceber, muita gente “apóia” o projeto, mas também há quem discorde, você enfrenta algum tipo de preconceito por parte de quem não acredita no projeto? Como isso se manifesta?
K: Muita gente é incrédula, mas eu não sinto nenhum tipo de preconceito.
J.O.B: E quanto a região para a implantação da colônia, já existe algo concreto ou alguma “predileção” por região?
K: Alguns adeptos gostariam que fosse ao Sul, onde há um clima mais próximo daquele da região de origem de sua espiritualidade.
J.O.B: E com relação a "estrutura Física" da colônia, como seria toda a adequação? Existiria planejamento urbano? Comércio? E a escola e outras instituições do tipo, teriam “espaço” na colônia?
K: Pensamos em um tipo específico de construção, relativamente barata e sustentável. Cada um, ou cada casal, teria a sua moradia. A idéia é não reproduzirmos o mundo moderno em escala menor; coisas como comércio, por exemplo, estariam fora. Pensamos na possibilidade de haver comércio, mas apenas comércio com o "mundo exterior". Entre nós vigoraria um modelo de vida mais comunal. Não sei se a idéia de planejamento urbano seria colocada, pois o projeto é pensado para umas cinqüenta pessoas. A questão da educação está em discussão. Existem, sim, opiniões favoráveis a um modelo de educação próximo daquele do universo urbano. A idéia é comunidade simples e ruralizada. Procuraremos ter o mínimo de burocracia possível.
J.O.B: Você colocou que o projeto provavelmente seria feito para uma comunidade "pequena", composta por poucos membros, então a colônia seria uma espécie de sociedade "Fechada" a "novos membros".
K: Não totalmente fechada, mas, uma vez constituída, o processo de entrada de novos membros seria mais delicado. Como as coisas já estarão discutidas, a pessoa teria que aceitar as regras já acordadas e estabelecidas. Há a questão do número, além disso. Não queremos construir uma pequena cidade, mas sim uma localidade rural.
J.O.B: Muitos enxergam um modelo social assim como sendo "socialista ou comunista", o projeto teria alguma relação com ideologias políticas? E como seria administrada a comunidade? Teria algum líder ou governante?
K: O projeto não é comunista e nem tem nenhuma ideologia política, apesar de se poder relacioná-lo a esta ou aquela. A idéia é de gestão coletiva, uma vez que todos opinam.
J.O.B: Sendo assim, como seria feita a "administração" da colônia?
K: Uma pessoa ou uma junta pode até ser nomeada, mas apenas faria as vezes públicas daquilo que foi decidido coletivamente. Como o sistema é representativo, a administração é democrática.
J.O.B: Existe previsão para que o projeto seja concretizado?
K: Devido às suas características, não. Mas esperamos que fosse o mais breve possível.
J.O.B: E para quem quiser saber mais informações sobre o projeto, existe alguma fonte (site, página virtual,e-mail,etc)?
K: Há nossa comunidade no Orkut, homônima: "Projeto Colônia Pagã".
*OBS: Quem se interessou pelo projeto também pode entrar em contato com o Kaio pelo E-Mail: kaio_caf@hotmail.com

Um comentário:

Ceridwen Luna disse...

Linda essa idéia... seria um sonho viver em uma comunidade pagã